Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

5 dicas para os jovens advogados obterem êxito no início da carreira

Publicado por CERS Cursos Online
há 5 anos

Você está iniciando na advocacia e possui muitas inseguranças? Não se assuste, esta sensação é comum a inúmeras pessoas. Mas você terá a oportunidade de obter uma carreira de sucesso com essas super dicas.

A conclusão de uma graduação em Direito é resultado de muito esforço e investimento de tempo e dinheiro em mensalidades da faculdade, cursos, congressos, livros, cursinhos e entre outros custos.

E o desejo dos advogados iniciantes nessa nova fase é de recompensa profissional e financeira com muitos clientes em seu próprio escritório ou trabalhando como autônomo. No entanto, o início da jornada possui muitas dificuldades.

Cenário atual da advocacia

Mas se você já iniciou o exercício da advocacia, deve ter se deparado com uma outra realidade. O início da prática jurídica, é formada por inúmeros desafios do profissional do Direito. A alta concorrência, baixa remuneração, as dificuldades da atuação etc.

E diante das inúmeras transformações, nos últimos anos, especificamente no mundo jurídico, o mercado de trabalho sofreu diversas mudanças. Afetando por exemplo, no perfil dos clientes, que estão cada vez mais informados de seus direitos e exigentes ao negociar o valor das causas.

Para você não cometer erros nos primeiros passos e conseguir êxito profissional confira essas dicas:

1 – Qualidade do atendimento

Você deve estabelecer cuidadosamente uma boa relação com seus clientes, principalmente o primeiro contato. A forma como você irá conduzir o primeiro atendimento é crucial para a definição da continuidade ou não do serviço.

Buscar a excelência no atendimento deve ser seu lema, dentro e fora do escritório para alcançar uma boa imagem profissional, atrai clientela e as fideliza.

2 – Saber cobrar os honorários advocatícios

Uma das grandes dificuldades do jovem advogado é saber como realizar a cobrança e explicar ao seu cliente como os serviços são cobrados. Você sabe cobrar os honorários? Se caso ainda não saiba esta é a hora de acabar com esse mistério.

Inicialmente você deve elaborar o contrato de honorários fixando os valores de acordo com seus custos fixos mensais e complexidade do caso, podendo utilizar a tabela da OAB como base.

Informe minuciosamente para que não cause dúvidas ao seu cliente, você pode estabelecer um sinal para iniciar o trabalho e parcelar os valores restantes. Se você deseja maiores detalhes do assunto, acesse!

3 – Não perder os prazos

Um dos maiores erros cometidos pelos advogados é não enviar documentação no momento certo e esta é uma falha que pode comprometer a ação. Para evitar imprevistos é fundamental ter organização, uma dica é elaborar uma agenda jurídica com tudo que você precisa fazer.

Se você já possui um escritório e tem possibilidade de aprimorar seu trabalho a implementação de um software jurídico pode ser o seu diferencial. Um programa que realize notificações dos prazos é uma sua grande chance de otimizar seu trabalho.

4 – Escolher uma área de atuação

Um grande desafio dos jovens advogados é estabelecer uma área de atuação, seja pelo medo de perder clientes, de não ter certeza qual caminho seguir ou até por gostar de várias matérias. Vale ressaltar que, ser generalista no mercado, a depender da forma como atuar você pode acabar afastando e perdendo clientes.

Ao realizar uma graduação, o estudante de Direito conhece diversas áreas durante o percurso do curso. Entretanto, nem sempre todas as disciplinas são estudadas com ênfase devido a carga horária e grade curricular de cada faculdade.

Com uma especialização, você poderá aprofundar ou adquirir novos conhecimentos do mundo jurídico que sejam do seu interesse. Dessa forma, você será reconhecido no mercado de trabalho por ser especialista, logo, surgirá novas oportunidades.

5- Investir no marketing jurídico

Não investir no marketing jurídico é um erro de grandes profissionais. É certo que existem restrições do Código de Ética, mas a utilização da tecnologia respeitando suas determinações legais pode ser um aliado no empreendedorismo jurídico. Dominar os aparatos digitais resulta na otimização de suas atividades e potencialização do seu trabalho.

Quer mudar os rumos da sua carreira? Conheça o CERS Play Advogado Premium!

O CERS Play para Advogado é uma novidade que vai fazer você alcançar o sucesso na vida profissional! Trata-se de sistema de assinatura que inclui cursos de prática jurídica e diversas ferramentas e benefícios exclusivos, que vão te deixar mais confiante para sua atuação na advocacia.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça melhor o plano Advocacia Premium.

Vamos juntos!

Confira mais notícias e dicas em nosso Portal de Notícias.

  • Sobre o autorComplexo de Ensino Renato Saraiva
  • Publicações515
  • Seguidores3650
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1287
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-dicas-para-os-jovens-advogados-obterem-exito-no-inicio-da-carreira/765673618

Informações relacionadas

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 7 anos

As 5 maiores armadilhas para os concurseiros iniciantes

Ailto Roberson Seibert, Advogado
Modeloshá 3 anos

Mandado de Segurança c/ Pedido Liminar

Brendha Oliveira, Bacharel em Direito
Modelosano passado

contestação de reclamação trabalhista

Artigoshá 6 meses

O inicio da carreira jurídica

Samuel Morais, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

Dicas de Word para Advogados

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)