Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como estudar para prova do Cesbraspe

    Conheça uma das bancas organizadoras mais tradicionais do mercado em concursos públicos.

    Publicado por CERS Cursos Online
    há 5 anos

    O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília (UnB), é uma das bancas organizadoras mais tradicionais do mercado e realiza concursos públicos em diversas áreas.


    A principal característica do Cesbraspe é o critério certo e errado das questões. As tradicionais alternativas de múltipla escolha são substituídas apenas por duas opções, em que não é possível responder por pura eliminação.

    Para a organizadora, esse procedimento de avaliação é justificável porque elimina a possibilidade de aprovação ao acaso ou por técnicas de chute. Assim, a banca favorece quem tem domínio da matéria.

    O candidato mais preparado, que seja capaz de responder as afirmativas de acordo com os conhecimentos aprendidos, de fato seria o selecionado pelo concurso.

    Características e Perfil:

    Certo e Errado

    O sistema de correção da prova é pela penalização de erros, impactando diretamente na pontuação final. De acordo com o edital de cada concurso, a correção pode ser:

    – 1×1: uma resposta errada anula uma certa;

    – 2×1: a cada dois erros, um acerto é anulado;

    Assim, um recurso que pode ser utilizado, mas sem excessos e com muito cuidado, é deixar uma questão em branco, por não somar nem subtrair pontos. A regra básica é ter cautela e não arriscar sem ter confiança na resposta. Para isso, é preciso realizar o máximo de simulados e resolução de questões.

    Interpretação

    A leitura com atenção é fundamental, para não se deixar confundir por enunciados longos e complexos. O principal cuidado que o candidato precisa ter é saber interpretar a prova.

    “Ela não vai cobrar simples e unicamente a ‘decoreba’, como faz comumente a Fundação Carlos Chagas. Ela é uma banca que cobra um pouco de entendimento, de compreensão. Então o candidato precisar interpretar melhor a prova para poder se dar bem”, afirma o gerente pedagógico do Cers Cursos Online, Rodrigo Bezerra.

    Questões

    Um ponto positivo do Cespe/UnB é a padronização das questões, que têm sempre o mesmo nível. “Ela não faz muito bem distinção de nível médio para o superior, as provas têm um nível praticamente padrão”, analisa Bezerra. “Você pode observar que as provas do Cespe têm um nível muito equânime, então o candidato pode treinar com qualquer prova da organizadora que vai estar se preparando bem”.

    Dicas

    – Leia o edital com atenção. É nele que você vai encontrar os critérios de correção da prova e todas as informações importantes sobre o concurso.

    – Comece a prova pela matéria que você sabe mais e possui mais segurança e facilidade em responder as questões.

    – Se ficou em dúvida na questão, faça uma marcação ao lado e volte nela depois.

    – Tenha controle do tempo e mantenha o equilíbrio emocional. Realizar simulados no estilo Cespe pode ser um diferencial na preparação.

    Cursos Online

    Para conquistar a aprovação em seu próximo concurso, você deve ter acesso a aulas, revisões e material de apoio de qualidade, além do acompanhamento de professores experientes em concursos públicos.

    Então aproveite o lançamento dos cursos completos 2019 e garanta a sua preparação!

    Para saber mais sobre outras bancas organizadoras, acesse nosso Portal de Notícias CERS.

    • Sobre o autorComplexo de Ensino Renato Saraiva
    • Publicações515
    • Seguidores3650
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações433
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-estudar-para-prova-do-cesbraspe/666507960

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)