jusbrasil.com.br
22 de Setembro de 2018

Como organizar a rotina de estudos para concursos de tribunais

Entenda como elaborar um ciclo completo para otimizar a sua preparação.

CERS Cursos Online, Jornalista
Publicado por CERS Cursos Online
há 8 meses

Você acompanhou as nossas dicas de estudos para concurusos na área de tribunais? Falamos sobre as principais disciplinas e assuntos que costumam cair em prova, como estudá-los, como lidar com a pressão de ser um concurseiro, onde se atualizar, quais são os tribunais, onde se atualizar e muitas outras dicas!

Confira as dicas iniciais aqui: como passar em concursos na área de tribunais

Agora que você já está por dentro de todo o mundo que abrange os concursos públicos na área de tribunais, é chegado o momento de organizar o seu horário de estudos!

Para começar, você precisa definir bem o quanto de tempo tem disponível para se dedicar à sua preparação. Mas preste bem atenção: vale ressaltar que é o seu futuro que está em jogo. A sua vida pode mudar completamente, e para melhor, ao conquistar a sua tão sonhada aprovação. Então, priorize os seus estudos sempre que puder.

É importante também ser bem realista ao elaborar a sua programação, certo? Não adianta se empolgar demais e criar um roteiro de atividades impossível de ser cumprido. Atente-se aos horários em que você precisa tomar conta também das outras áreas da sua vida, tais como trabalho ou outros estudos, atividades físicas, refeições, deslocamento, repouso e até mesmo o lazer.

Sim! Você também precisará de um tempo para descontrair. Estudar para certames pode ser um pouco estressante por conta da pressão psicológica que muitos concurseiros ficam sujeitos devido à auto cobrança. Por isso, deixe sempre reservado um espaço na semana para fazer algo que goste e se sinta bem. Sua mente precisa estar tranquila para assimilar os assuntos com clareza.

Dicas

Confira orientações importantes para a elaboração de um ciclo de estudos:

1 – Divida o quadro com os sete dias da semana alinhados com os horários de cada dia em que você terá pela frente. As horas do quadro devem iniciar do momento em que você acorda e finalizar apenas quando você for dormir.

2 – Anote o objetivo principal do seu esquema de estudos. Por exemplo: “ser aprovado no concurso do TRT 6”. Essa frase servirá de estímulo para todas as vezes em que você olhar a sua planilha.

3 – Se fizer a sua planilha no computador, tablet ou celular, vale a pena imprimir o documento e o colocar em um local que sua visão o alcance com frequência. Isso o ajudará a não esquecer suas prioridades do dia.

4 – Tente regular os seus horários seguindo um padrão de segunda à sexta-feira, sendo um pouco flexível nos finais de semana. Mas o estudo deve estar presente definitivamente em todos os dias da semana. Não há problema se sua rotina for muito diferente de um dia para o outro, apenas organize a planilha da melhor maneira a se adequar ao seu dia a dia.

5 – Ao escrever os espaços reservados aos estudos, é interessante que você especifique o que vai estudar. Neste caso, qual a disciplina que você irá estudar naquele determinado horário reservado: por exemplo, "Estudar Raciocínio Lógico". Por esse motivo, o ideal é que você faça mudanças em seu quadro quando achar pertinente para que possa estudar todas as matérias necessárias em uma preparação ideal. Dessa forma, você poderá trocar, por exemplo, "Estudar Raciocínio Lógico" por "Estudar AFO" quando achar que precisa realizar essa troca.

6 – Caso o seu dia tenha horários muito apertados por conta da sua jornada de trabalho, por exemplo, não menospreze o pouco tempo que lhe sobrar no intervalo. Meia hora, 20 ou mesmo 10 minutos podem ser muito importantes se dedicados à resolução de questões, a um vídeo de conteúdo ou à leitura. Esse curto período, quando somado ao longo da semana, pode representar um bom rendimento.

7 – Fique atento às horas de sono que você precisa ter. Em geral, as pessoas precisam de oito horas para dormir. Mas isso pode variar de acordo com cada um. Tente reduzir 20 minutos do tempo em que você costuma dormir e faça uma experiência durante uma semana. Se você perceber que não está se sentindo prejudicado, já pode usar esse espaço para estudar também do mesmo modo como faz com os seus intervalos no trabalho, por exemplo.

8 - Reserve horários nos finais de semana, sábado e domingo, para que você tenha tempo de se divertir. Como você já viu, é preciso estar bem para que consiga compreender os conteúdos estudados.

9 – Caso haja a possibilidade, também é importante deixar alguns espaços reservados em sua planilha para a execução de exercícios físicos. Um corpo são ajuda a manter uma mente sã.

10 – Abaixo do seu quadro ou ao final dele, deixe espaços para preencher o quanto, em horas, você conseguiu estudar por dia e, assim, você poderá contabilizar também o quanto conseguiu estudar na semana.

Modelos

Cada concurseiro tem a sua própria rotina e é preciso adaptá-la à melhor preparação possível para conquistar a aprovação. Confira, abaixo, dois exemplos de ciclo de estudos: um para quem trabalha e outro para quem dispõe de mais tempo. Os modelos são apenas para inspirá-lo. Lembre-se de adequar os espaços de acordo com o seu dia a dia.

A) Neste primeiro exemplo, o concurseiro tem disponível grande parte dos dias para se dedicar aos estudos.

B) Neste segundo exemplo, o concurseiro possui uma jornada de trabalho de oito horas por dia, de segunda a sexta-feira.

Ao elaborar o seu ciclo de estudos, lembre-se das disciplinas que costumam cair:

- Língua Portuguesa (Como estudar Língua Portuguesa para tribunais)

- Raciocínio Lógico (Como estudar Raciocínio Lógico para tribunais)

- Direito Constitucional (Como estudar Direito Constitucional para tribunais)

- Direito Administrativo (Como estudar Direito Administrativo para tribunais)

- Administração financeira e Orçamentária (Como estudar AFO para tribunais)

- Regimento Interno (Como estudar Regimento Interno para concursos de tribunais)

Preparação

Se você estiver precisando de uma orientação mais aprofundada nos assuntos cobrados em prova, confira os nossos cursos completos para concursos públicos na área de tribunais! Não perca a oportunidade de se preparar estudando com os melhores professores!

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Amei esse artigo, pois para passar em um concurso público você tem que estudar com foco, persistência , com os melhores conteúdos e com um cronograma de estudos.

Recomento esse site.

Encontrei essas dicas na internet para quem estuda só; https://comopassarja.com/como-estudar-para-concurso-público-sozinho/ continuar lendo