Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

ISS Goiânia: dica de Direito Tributário e Legislação Tributária

Confira o artigo do professor Alan Martins e bons estudos

Publicado por CERS Cursos Online
há 8 anos

Está se preparando para o certame do ISS Goiânia? Então, confira o artigo do professor Alan Martins, em que ele aborda a “Competência Tributária X Capacidade Tributária Ativa”. Bons estudos!

De modo geral, a competência tributária é indelegável (CTN, art. 7o). Porém, as funções de arrecadação e fiscalização integram o conceito de capacidade tributária ativa, constituindo atribuições delegáveis de um ente tributante a outro, consoante a literalidade do artigo 7o do CTN.

Em termos mais precisos, a competência tributária legislativa está compreendida na regra da indelegabilidade da competência tributária. Já a capacidade tributária ativa, nas prerrogativas de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, é delegável, ou seja, pode ser conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra (CTN, art. 7o). Nessa delegação estão compreendidas as garantias e os privilégios processuais que competem à pessoa jurídica de direito público que a conferir (CTN, art. 7o, § 1o). Porém, pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da pessoa jurídica de direito público que a tenha conferido (CTN, art. 7o, § 2o).

O artigo 7o do CTN possui correspondência no Regulamento do Código Tributário do Município de Goiânia, cujo artigo 9o prevê que: "Art. 9o. A atribuição de arrecadar ou fiscalizar os tributos municipais, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas, não compreende a delegação da competência tributária, nem confere à autoridade administrativa ou ao órgão arrecadador, o direito de modificar os conceitos e as normas estabelecidas na Legislação Tributária do Município".

Para se aprofundar:

CURSO DE LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA PARA O CONCURSO DO ISS/GOIÂNIA (AUDITOR DE TRIBUTOS DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA) - TEORIA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES (DISCIPLINA ISOLADA) - PROF. ALAN MARTINS

CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA PARA O CONCURSO DO ISS/GOIÂNIA -(AUDITOR DE TRIBUTOS DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA) - TEORIA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES (DISCIPLINA ISOLADA) - PROF. ALAN MARTINS

  • Sobre o autorComplexo de Ensino Renato Saraiva
  • Publicações515
  • Seguidores3650
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações971
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iss-goiania-dica-de-direito-tributario-e-legislacao-tributaria/254535937

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)